sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Reviver Centro de Integração da Criança e do Adolescente, foi fundado em 2006, na R: João Scatamacchia, 696, Próximo a Comunidade Campo Grande atrás do Shopping Interlagos onde existe uma grande quantidade de pessoas em extrema carência, foi criado com principal intuito de tirar as crianças das ruas, faróis, e portas de supermercados, fornecendo a estas mesmas cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar, esportes, cultura,alimentação e artesanato, alfabetização de adultos.Esta entidade não tem vinculo governamental, não tem parcerias com nenhum órgão do governo, e só é sustentado por doações de parceiros e pessoas voluntárias.Hoje temos 200 Crianças carentes da comunidade Campo Grande matriculadas e estas mesmas recebem 3(refeições) refeições diárias, e vários cursos fornecidos por nossa entidade tais como:

Aulas de Capoeira: As crianças e adolescentes matriculados na nossa entidade recebem aulas de capoeira com um mestre voluntário de uma academia, onde o principal intuito é ensinar disciplina e exercitar essas crianças e adolescentes.

Acompanhamento Escolar: Devido a grande deficiência no aprendizado fizemos uma pesquisa dentro da comunidade e podemos perceber que a maioria das crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos não sabiam sequer escrever seu próprio nome por isso resolvemos criar esse projeto de acompanhamento escolar de 1º á 5ºsérie, para que estas crianças que possuem estas dificuldades de aprendizado tivessem uma melhor atenção com professores voluntários formados, com essa atitude conseguimos detectar grandes resultados.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A CRIANÇA ESTÁ CONSTRUINDO UM MUNDO NOVO



A criança não vai viver no mundo em que nós vivemos e, portanto, tem o direito de construir o mundo em que vai viver. Conversando com uma criança de dez anos sobre guerra nuclear, ela nos disse: “Eu acho que os adultos têm inveja porque eles vão morrer, e a gente, criança, é que vai ficar, e aí, eles querem destruir o mundo”. Talvez essa criança tenha uma profunda razão no que diz. Muitas vezes queremos impor formas de ser, que, no fundo, apenas revelam como somos frustrados por não termos feito diferente ou porque somos incompetentes para mudar. A velha frase de que a criança de hoje é o homem de amanhã não deveria ser esquecida.

Os adultos, de maneira geral e particularmente os professores, estão, frequentemente, dominados por seus valores, sua moral, seus medos e ambições e tentam, a todo custo, impô-los às crianças. Muitas vezes essa imposição é feita de maneira suave, fazendo uso de “chantagem afetiva”; os pais, particularmente, utilizam muito este método, ao passo que os professores tendem a repressão pura e simplesmente, dizendo o que é certo e o que é errado.

Sempre que uma criança colocar uma questão, seja de natureza científica, social, moral ou religiosa, é importantíssimo devolver a pergunta e pedir sua opinião, a de seus colegas, a de outros adultos, confrontar as respostas e discuti-las e depois dar a sua, apenas como uma idéia a mais para ele pensar...

Não devemos dar a crianças respostas prontas, restritas, com pré-conceitos ( deve, pode ,tem que, só assim...)não só porque atrapalhamos em sua busca intelectual, mas, principalmente, porque representamos um poder em que a criança acredita e confia, aniquilando seu poder de escolha. Quando passamos algo para as crianças que não foi construído por elas, estamos impossibilitando trocas mais justas entre adultos e crianças.

Sendo os adultos símbolos de poder para as crianças, a atitude sábia é de ser a de ajudar a criança na construção das regras, normas, valores, noção de justiça etc. Lembremos sempre que as regras sociais, os valores, a simbologia, a moral, a religião variam conforme o grupo social, conforme cada sociedade e, portanto, não são verdades absolutas, tudo depende de muitos fatores.

Quando emitimos nossa opinião devemos ter a honestidade de informar às crianças que outras pessoas pensam diferente, que existem várias opiniões sobre um mesmo tema; é o mínimo que os adultos podem fazer e, principalmente, os professores. Quando a questão for de natureza cientifica, propor a realização de pesquisas, se possível, de experimentação, confrontar as opiniões de diferentes crianças, pedir a elas que perguntem aos seus pais, tios, amigos, que tragam as respostas para serem discutidas.

Arraiá da Reviver 2009






quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Festa em Comemoração a Páscoa 2009


Recendo os Chocolates




Fila da entrega dos Chocolates
Crianças na entrega dos ovos de Páscoa


Coelhinhos mais Lindos!


Crianças Almoçando

Crianças na espectativa dos presentes

Crianças Recebendo os presentes



Almoço de Natal Dezembro de 2008





Papai Noel com os Presentes...

Crianças Almoçando.

Kauê aluno da sala de acompanhamento escolar da 2º Série

Algumas atividades que a nossa entidade oferece as crianças...


Em nossa entidade existem diversas atividades tais como:


Acompanhamento Escolar:
Onde as crianças e adolescentes carentes podem tirar suas dúvidas com professores voluntários que estão dispostos a colaborar para melhorar o ensino dessas crianças.





O que é o Reviver Centro de Integração da Criança e do Adolescentes (Recica)?

O Reviver Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Recica), é uma entidade que assiste cerca de 200 crianças e adolescentes carentes de faixa etária média de 04 á 12 anos, fornecendo a estas crianças diversas atividades, e alimentação balanceada no período que estas mesmas não estão na escola, entidade sem fins lucrativos, sem ajuda de órgãos públicos, e sobrevive apenas de doações de voluntários.